Projectos Amigos de 4 Patas

Todos os domingos das 14h às 17h, no espaço da Associação de Alzheimer dos Açores, os doentes numa fase inicial e média da doença, poderão juntar-se todos numa tarde de convívio, com a presença das Assistentes Sociais, para interagirem não só entre si mas sobretudo com os animais.

Os animais ajudam a exercitar a memória e a atrasar a perda das capacidades físicas e mentais, segundo especialistas. Com este projecto, os cuidadores terão o domingo livre para se dedicarem á sua vida pessoal, realizando tarefas das quais não podem fazer com a presença do doente e que contribuem para o bem-estar físico e psicológico do cuidador e familiares.

Projecto Viva +

Destina-se a familiares de doentes com Alzheimer, contando com uma parceria com o Governo Regional dos Açores, e que consiste na ida de um auxiliar sócio-familiar, cujo salário é da responsabilidade desse mesmo Governo, às residências das famílias para cuidar destes doentes um dia por semana, percorrendo de segunda a sexta das 9h às 18h uma família diferente.

Deste modo, os cuidadores e respectiva família terão um dia na semana para se dedicarem à sua vida pessoal, não tendo de se preocupar com o doente.

Almoço Memória

Consiste num almoço com os doentes de Alzheimer e os seus familiares na Associação Alzheimer Açores, onde cada família deverá contribuir para a refeição trazendo uma confecção culinária. Será um espaço de convívio com vista ao fortalecimento dos laços familiares. Este projecto teve por base uma adaptação do projecto “Café Memória” existente em Portugal Continental.

Parceria Residência Segura

A parceria com a Residência Segura, Promoção e Gestão de Habitação Assistida, LDA consiste nos doentes de Alzheimer passarem algumas noites no lar, sempre que os cuidadores não conseguirem prestar cuidados a estes, neste determinado período de tempo.